Jogo de Tabuleiro com Dados
Neste artigo você irá descobrir algumas estratégias pedagógicas com a finalidade de melhorar o processo do ensino e aprendizagem da matemática.
Você irá ver as regras e também poderá imprimi-las pois estão disponíveis no formato de PDF.
Raciocínio Lógico Matemático
Imagine que um aluno ao jogar os três dados os resultados foram: 3, 2 e 5.
A pergunta fazendo uma conta de mais ou uma conta de menos é possível chegar ao resultado zero?
E se fizer duas contas, pode ser duas de mais, ou duas de menos, ou uma de mais e outra de menos, podemos chegar no resultado zero?
Veja que são muitas combinações usando apenas as operações de adição e/ou subtração.
Na primeira pergunta usando uma única conta de mais temos: 3 + 2 = 5, 3 + 5 = 8 e 2 + 5 = 7.
Ainda na primeira pergunta usando uma única conta de menos, pegando o maior menos o menor, temos: 5 – 2 = 3, 5 – 3 = 2 e 3 – 2 = 1.
Portanto não é possível chegar ao resultado zero fazendo uma única conta.
Para a segunda pergunta, com duas contas, temos: 3 + 2 = 5 e, o resultado 5 mais o 5 do dado sorteio é 10.
Repare que se inverter a conta, começando do 5, temos 5 + 2 = 7 e, o resultado 7 mais o 3 do dado sorteado é 10, mesmo resultado.
Usando só conta de menos temos: 5 – 2 = 3 e o resultado 3 menos o dado sorteado 3 é zero, valor esperado na pergunta.
E ser fizermos uma conta de mais e uma de menos?
Veja: 3 + 2 = 5 e o resultado 5 menos o dado 5 sorteado temos: 5 – 5 = 0.
Veja na tabela abaixo as combinações possíveis
Dados Sorteados: 2, 3 e 5
Imagine que um aluno ao jogar os três dados os resultados foram: 3, 2 e 5.
A pergunta fazendo uma conta de mais ou uma conta de menos é possível chegar ao resultado zero?
E se fizer duas contas, pode ser duas de mais, ou duas de menos, ou uma de mais e outra de menos, podemos chegar no resultado zero?
Veja que são muitas combinações usando apenas as operações de adição e/ou subtração.
Na primeira pergunta usando uma única conta de mais temos: 3 + 2 = 5, 3 + 5 = 8 e 2 + 5 = 7.
Ainda na primeira pergunta usando uma única conta de menos, pegando o maior menos o menor, temos: 5 – 2 = 3, 5 – 3 = 2 e 3 – 2 = 1.
Portanto não é possível chegar ao resultado zero fazendo uma única conta.
Para a segunda pergunta, com duas contas, temos: 3 + 2 = 5 e, o resultado 5 mais o 5 do dado sorteio é 10.
Repare que se inverter a conta, começando do 5, temos 5 + 2 = 7 e, o resultado 7 mais o 3 do dado sorteado é 10, mesmo resultado.
Usando só conta de menos temos: 5 – 2 = 3 e o resultado 3 menos o dado sorteado 3 é zero, valor esperado na pergunta.
E ser fizermos uma conta de mais e uma de menos?
Veja: 3 + 2 = 5 e o resultado 5 menos o dado 5 sorteado temos: 5 – 5 = 0.
Veja na tabela abaixo as combinações possíveis
Dados Sorteados: 2, 3 e 5
Nesse exemplo vamos ilustrar todas as combinações possíveis afim de mostrar o quanto pode ser complexo e desafiador para uma criança imaginar mentalmente as operações e seus resultados.
Uma conta
É necessário jogar os três dados, porém para um dos dados não será usado para chegar ao resultado final.
- 2 + 3 = 5, dado não usado 5.
- 2 + 5 = 7, dado não usado 3.
- 3 + 5 = 8, dado não usado 2.
- 3 - 2 = 1, dado não usado 5.
- 5 - 2 = 3, dado não usado 3.
- 5 - 3 = 2, dado não usado 2.
Duas contas
Escolhe-se dois dos três dados para fazer a primeira conta e com o resultado deve-se fazer a segunda conta usando o terceiro dado.
Abaixo destacamos em azul o uso do resultado da primeira conta para a fazer a segunda conta e com isso chegar ao resultado final.
- 2 + 3 = 5 e 5 + 5 =10
- 2 + 3 = 5 e 5 - 5 = 0
- 3 + 5 = 8 e 8 + 2 = 10
- 3 + 5 = 8 e 8 - 2 = 6
- 3 - 2 = 1 e 5 + 1 = 6
- 3 - 2 = 1 e 5 - 1 = 4
- 5 - 2 = 3 e 3 + 3 = 6
- 5 - 2 = 3 e 3 - 3 = 0
- 5 - 3 = 2 e 2 + 2 = 4
- 5 - 3 = 2 e 2 - 2 = 0
Clique no botão abaixo para você abrir a tela onde será possível fazer download das regras do jogo com dados e também do tabuleiro.
App com Atividades de Matemática
Baixe o aplicativo para Android e treine a tabuada no formato de quiz e com isso melhore e diversifique o processo de aprender todas as tabuadas.
Ouça a tabuada falada e acompanhe mentalmente os resultados, certamente você vai se antecipar e conseguir responder antes de ouvir o resultado pelo aplicativo.
Configure o app a seu gosto e necessidade, ou seja, na ordem crescente, decrescente ou aleatória. Aumente ou diminua o tempo para ouvir a resposta. Escolha palavras chaves para assimilar os termos usados na matemática.
Estude mais de uma tabuada ao mesmo tempo e consequentemente você irá desenvolver o seu raciocínio bem melhor.
Avance um pouco mais e veja as expressões numéricas pois conforme o seu aprendizado for melhorando novos desafios são necessários.
Por fim, explore todas as atividades e conteúdos relacionados ao ensino fundamental na área matemática.
Bom estudo a todos!
Professor Márcio Oliveira